Dia 7 - Chuckie Egg

Photo by Andre Hunter on Unsplash
Même do dia: N/A

Canção do dia: a musiquinha do jogo Chuckie Egg.

No passado fim-de-semana estive - ao fim de 1500 anos de abstinência - a jogar Chuckie Egg outra vez. Não usei o ZX Spectrum que tenho em casa (e até tem um gravador de cassetes integrado e tudo), porque não tenho nenhuma cassete com o jogo (tenho vários, mas por acaso este não é um deles).

Assim, tive de fazer o download para o meu desktop - que ainda que ninguém tenha perguntado é um HP Omen - que, dada a impossibilidade de uma recriação mais adequada, teve de servir para a coisa.

Pois deixe-me dizer-vos que esta experiência não correu, nada, como eu esperava.

Tinha cá para mim que, depois de tantos anos a jogar Chuckie Egg compulsivamente (embora não de uma forma tão obcecada como a minha mãe), isto seria um agradável passeio pelos velhos tempos, em que eu catava os ovos do desgraçado do pato (apesar de eu ter sempre achado que era uma galinha), e os bichitos nunca me agarravam.

Estava, porém, muito enganada. Não foi nada um agradável passeio pelas memórias do jogo começando pelo facto de ter de definir as teclas de comando. Diga-se em abono da verdade que a verdadeira angústia não foi a definição das ditas cujas, mas utilizá-las para jogar.

Como toda e qualquer pessoa que jogue sabe, os jogos de computador evoluíram substancialmente desde 1983,  ano em que este jogo foi inicialmente lançado. Não foi só em termos gráficos que mudaram, mudaram também na sua forma de jogar com a introdução dos ratos, dos joysticks, etc, e o próprio teclado é actualmente um pouco diferente. Por exemplo, os ZX Spectrum 48K e 128K, não tinham os números do lado direito do teclado. Em termos de layout estavam sempre em cima e agregavam ainda outras funções, que não as numéricas. Os 48K também não tinham teclas cursor, essas apareceram mais tarde com os 128K.

Conclusão, a malta jogava com o que tinha e a memória muscular adaptava-se ao que havia. O problema, com o qual eu não contei, é que a minha memória muscular adaptou-se muito bem aos tempos modernos e não quer sair deles. Como resultado, ainda não consegui passar do nível 3... e isto é bastante triste porque sinto que as minhas competências, no domínio do Chuckie Egg, levaram um tombo gigantesco e que eu não estava à espera. É que agora nem seque me vou pôr a experimentar a jogar Bomb Jack outra vez, porque não dá, não é? Ainda por cima o Bomb Jack era mais difícil que o Chuckie Egg, ia ser uma vergonha.         


Comentários

As mais populares